E-mail Marketing, o que é? e para que serve?


E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, são comunicações enviadas por e-mail para uma lista de destinatários cadastrados no seu banco de dados, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.

O uso do e-mail é o principal motivo de acesso à web no Brasil, segundo estudos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Uma das vantagens de se realizar uma campanha de Email Marketing é a receptividade que essa forma de comunicação oferece. A concentração por parte do público-alvo é muito maior quando a mensagem chega diretamente em sua caixa de e-mails.

Diferentemente do spam (mensagens indesejadas), é essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente (também chamado opt-in), que pode ser explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, caracterizado por uma relação evidente entre as partes, O e-mail marketing também se diferencia do spam por permitir ao destinatário a opção de se descadastrar a qualquer momento da lista de envio pela qual recebeu o e-mail. Isso se chama “opt-out” e de acordo com o Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing.

Diversos objetivos podem ser atingidos com o uso do e-mail marketing veja alguns exemplos:

  1. Fortalecimento do relacionamento com os clientes, com e-mails de boas festas, de aniversário ou de comemoração de parceria com clientes ou fornecedores.
  2. Informar lançamentos ou promoções especiais.
  3. Divulgação de produtos ou serviços.
  4. Convite para um eventos.
  5. Ações de incentivo para atualização e complemento de dados dos clientes.
  6. Campanha para aumentar a base de cadastro.

Conceitos principais do e-mail marketing?

Os conceitos do e-mail marketing devem ser constantemente examinados para melhorar os resultados de suas campanhas.

Abaixo seguem 10 áreas que devem ter atenção especial:

  1. Rastreamento
    Mapear a experiência do usuário.
  2. Relacionamento
    Ter uma boa base opt-in.
  3. Relevância
    Colete dados relevantes que serão utilizados para segmentar e direcionar a comunicação.
  4. Interpretação
    O primeiro e-mail que o contato recebe vai ditar a importância que a mensagem e a atenção que esta receberá nos próximos envios.
  5. Aprimoramento
    Cada campanha de e-mail marketing deve trabalhar as melhores práticas para criação e desenvolvimento.
  6. Aprendizagem
    Procure ter uma visão geral da campanha mas também relatórios diferenciados.
  7. Integração
    Integre sua ação de e-mail marketing com todos os canais de publicidade e inclua o campo e-mail como obrigatório em fichas de inscrições de eventos, stand de vendas, feiras, promoções em loja física, etc.
  8. Automatização
    Aumente o relacionamento através da automatização de e-mails personalizados.
  9. Otimização
    Um contínuo trabalho de testes e análises permite a otimização constante das ações de e-mail marketing. .
  10. Constância
    Compreenda todo o processo de envio de e-mail marketing e o aplique em cada campanha.

É importante que a criação do e-mail marketing seja orientada para resultados, para cada objetivo de comunicação a peça deve ser criada utilizando um layout e conteúdo adequado.
Também deve desenvolver a peça de e-mail marketing levando em conta as técnicas que permitam que o e-mail seja visto de forma uniforme por todos os tipos de caixa de entrada de e-mail.

Alguns exemplos de E-mail Marketing

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Um comentário sobre “E-mail Marketing, o que é? e para que serve?

  • Uma otima forma de fazer o cliente ter essa lembranca e enviando e-mails, trabalhando da forma certa voce pode fazer com que seu e-mail marketing seja mais do que uma lembranca que a sua loja virtual existe. Seu e-mail marketing pode ser a sua conexao com seu cliente e possiveis clientes. Para voce enviar e-mail marketing e necessario uma ferramenta que envie e-mails para muitos enderecos. Jamais faca isso diretamente do seu e-mail.

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