MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

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Marketing digital para pequenas empresas é um conjunto de estratégias voltadas com o objetivo de atrair novos clientes, novos negócios, criar novos relacionamentos e desenvolver uma identidade de uma marca dentro do mercado online.

Marketing Digital para pequenas empresas

Com advento da internet, muitos negócios tiveram de reinventarem a maneira de fazer os seus negócios e outros se adaptaram rapidamente com essa nova realidade do mercado e saíram na frente de seus concorrentes.

Por exemplo, sempre existiu no mercado alguém que obtinha algum tipo de ganho intermediando negócios entre as pessoas, mas uma dupla de amigos em especial chamados: Hernán J. Kazah e Marcos Galperín tiveram a ideia de colocar esse tipo de negócio na internet e transformaram essa simples ideia numas maiores empresas de internet que é o Mercado Livre.

Marketing Digital para pequenas empresas – Migração de Orçamentos

Grande parte dos orçamentos de muitas empresas começou a migrar dos outdoors, panfletos, rádio e televisão para a Internet e estão se beneficiando de todos os resultados que ela oferece.

Surgiu então o marketing digital, que também pode ser chamado de marketing online.

 

Marketing Digital para pequenas empresas – Vantagem do marketing digital

A grande vantagem do marketing digital que ele é mais fácil de mensurar, pois ele oferece métricas claras e se tornou uma ferramenta fundamental para empresas de todos os mercados.

Para entender como é importante fazer algum tipo de marketing digital, hoje em dia, vamos fazer uma pequena reflexão, para ficar bem claro essa ideia.

Imaginemos a seguinte situação, dois empresários situados de uma mesma região, que vendem o mesmo tipo de produto, percebem que o seu negócio está estagnado e resolvem atrair novos clientes para alavancar as vendas de seu negócio.

O primeiro resolve investir uma pequena quantia de dinheiro para fazer brindes e panfletos e distribui pela redondeza de sua empresa, para atrair novos clientes para o seu negócio.

O nosso segundo personagem também resolve investir a mesma quantia, porém resolve promover sua empresa em anúncios virtuais direcionados ao seu público alvo e que estão situados na cidade onde está localizado a sua empresa.

 

Nessa situação especifica, qual estratégia será mais efetiva para promover um negócio?

Distribuir panfletos ou brindes para pessoas que nem sabemos que possuem algum tipo de interesse por um determinado produto ou anunciar um produto específico para um público que esteja interessado nesse mesmo produto?

A resposta deve estar clara para você nesse momento.

 

Marketing Digital para pequenas empresas – Venda no mercado online

Sabe-se através de pesquisas, que hoje em dia, mais de 90% dos processos de compra têm início em uma busca online.

Por isso, as empresas que não optarem em utilizar o marketing digital em sua empresa, no futuro, ela irá ficar de fora de um mercado que veio para ficar.

Marketing Digital para Pequenas Empresas

O marketing digital que cresce vertiginosamente pelo fato de que o número de pessoas conectadas à Internet cresce cada vez mais e e este público está cada vez mais inserido no meio online.

No meio digital, qualquer empresa independente do seu tamanho pode obter um alcance maior, já que não existem distâncias e nem limites geográficos.

 

Marketing Digital para Pequenas Empresas – Interatividade

A grande vantagem da Internet é que ela não é uma via de mão única, a comunicação deixou de ser unilateral e várias possibilidades se abriram para as empresas que criaram interações com seu público alvo.

 

Marketing Digital para Pequenas Empresas – Métricas

A grande vantagem do marketing no meio digital é que tudo é mensurável: quantidade de visitas, performance de campanha, quantidade de cliques em anúncios.

 

Marketing Digital para Pequenas Empresas – Segmentação  

A segmentação é uma enorme vantagem, pois ela é relacionada ao fato de ser possível coletar uma enorme gama de dados sobre o seu público, o que possibilita que o investimento de marketing seja direcionado para um público-alvo especifico e toda essa segmentação traz uma enorme eficiência nas campanhas efetuadas pelas empresas.

 

Marketing Digital para Pequenas Empresas – Ferramentas Online

O marketing digital possui algumas ferramentas extremamente eficientes e canais e formatos que são utilizados para se alcançar os resultados desejados, vamos descrever as principais:

 

Marketing Digital para Pequenas Empresas – Site

Se sabemos,  que mais de 90% dos processos de compra tem início em uma busca online, um site bem elaborado é o seu cartão de visita de sua empresa, é a forma como as pessoas vão “enxergar” a sua empresa e além disso ele será a pedra fundamental para gerar novos clientes e novos negócios, pois toda nova audiência e todo o trafego que se deseja ser conquistado para sua empresa o destino final é o site de sua empresa e se ele não estiver preparado para isso, todo o trabalho de marketing digital desenvolvido não vai gerar nenhum resultado positivo.

Mais informações sobre nossa consultoria em Criação de Sites, acesse o link: Criação de Sites.

 

Marketing Digital para Pequenas Empresas – SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é a principal prática de marketing digital e tem como objetivo melhorar o seu ranqueamento do seu site na busca orgânica do Google e outros sites de busca.

Um trabalho eficiente de SEO envolve diferentes ações, que vão desde otimizar seu site para que ele carregue rápido e funcione em celulares até a criação de bons conteúdos

Um bom ranqueamento no Google é uma ótima maneira de trazer novas visitas qualificadas, que oferece enormes possibilidades de fazer novos negócios e melhor que esse tipo de publicidade é gratuita.

O ponto inicial de um SEO bem elaborado é o de possuir um conteúdo de qualidade, sem essa estratégia, pois a principal preocupação do Google é de entregar o melhor conteúdo para seu público e ele se tornou muito bom nesse quesito ao longo dos anos.

 

Marketing Digital para Pequenas Empresas – Google Adworks

Como o comportamento dos clientes mudou e a maioria dos negócios se inicia por uma busca online, o que gerou a comercialização de palavras-chave. Assim, atualmente, ao digitar uma palavra no buscador, são apresentados dois tipos de resultados: a busca orgânica e os links patrocinados.

A busca orgânica como mencionamos acima indica sites cuja relevância se dá de acordo com o número de páginas indexadas, ou seja, quanto maior o número de palavras buscadas que indexe uma determinada página, melhor será a sua relevância.

E como o buscador mais conhecido e mais usado é o Google, a ferramenta de links patrocinados mais conhecida é o Google Adwords.

O Google Adwords é o mais usado, é o seu posicionamento é definido por leilões constantes, que combinam o lance de CPC (custo por clique), a relevância do texto do anúncio, o histórico de desempenho da palavra-chave, a página de destino, entre outros.

A posição de uma marca na busca é essencial, uma vez que os consumidores associam o ranking da busca ao sucesso da empresa.

O Google Adwords é a uma extraordinária ferramenta de marketing digital.

O anúncio é direcionado somente a consumidores potenciais, de acordo com suas buscas na internet.

 

Marketing Digital para Pequenas Empresas Facebook

O Facebook é uma página na internet que gera mais engajamento entre as redes sociais, ele é um ambiente para bate papo, indicação de produto, opinião sobre a compra feita, além de ser usada para solicitação de direitos do consumidor. Assim, por se tratar de um forte ambiente de interação e comunicação, esse meio não pode ser esquecido para as ações de comunicação empresarial.

E toda essa interação ocorrer nos mais diversos momentos do ciclo de relacionamento do consumidor com a empresa:

  • atenção,
  • interesse,
  • desejo
  • Compra
  • pós-compra
  • fidelização e recomendação

 

Nesta ferramenta, o direcionamento pode ser utilizado através de associação de vários critérios, como gênero, interesses, região geográfica, idade, escolaridade, data de aniversário, se já está conectado ou não à empresa, entre outros.

Os pagamentos desses anúncios podem ser feito tanto por CPM (custo por mil visualizações) ou CPC (custo por clique).

 O Facebook também apresenta relatórios que facilitam o acompanhamento dos resultados das campanhas.

 

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Existem outras ferramentas eficientes que podem ser utilizadas, citamos as principais ferramentas que podem ser utilizadas para qualquer empresa, independente de seu tamanho, dessa forma em resumo com baixos investimentos e utilizadas da maneira correta, elas representam resultados efetivos para gerar novos negócios, independente do ramo de atuação da empresa.

Para maiores detalhes sobre Marketing Digital para Pequenas Empresas nos mande um e-mail para adm@dgmarketingdigital.com.br

Está preparado para ter novos resultados?

Vamos trabalhar juntos em seu próximo projeto na internet