O Design e sua percepção visual


Todo Design tem que ter um olhar crítico e uma percepção visual muito apurada, para poder interpretar relações semióticas entre os signos ali apresentados em uma peça gráfica.
Nesse post vou mostrar um exemplo do que estou falando, vou mostrar abaixo uma analise de uma capa de livro infantil.
Livro – A bola e o goleiro | Autor: Jorge Amado | Ilustrador: Kiko Farkas | Editora: Cia das Letrinhas.

Analise da Capa

Percepção Visual

Percepção Visual

De todas as capas de livros que eu analisei, achei essa a mais interessante, vou descrever a minha análise sobre essa capa.

Começando pelo formato do livro, achei o formato bastante adequado ao tema, pois esta no formato paisagem, onde se assemelha bastante com o formato das traves de um gol, me transmitindo a sensação de estar a todo tempo de frente ao goleiro e as traves.

Próxima análise bastante marcante, é a harmonia cromática usada, com uma combinação de matiz dupla complementar com bastante saturação, transmite uma alegria e liberdade como é uma partida de futebol.

A tipografia também e bastante marcante, sem serifas e sem seguir padronização do eixo “x” da uma ar de liberdade e descontração, bastante semelhante as sensações da harmonia cromática. Outro ponto importante na tipografia é o formato da letra “o”, que se assemelha a uma silhueta de uma bola. Fazendo toda a relação com o tema do livro.

Os elementos gráficos utilizados são totalmente relacionados com o tema do livro, tanto o elemento central (O goleiro e a bola), quanto ao fundo ilustrado suavemente as formas de um estádio de futebol.

Confira outras postagens.


 

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *