O que é CRAP Design


CRAP Design e um termo usado pela escritora Robin Williams para demostrar quatro princípios básicos do design. O termo CRAP significa: Contraste, Repetição, Alinhamento e Proximidade.
Nesse resumo vou falar um pouco de cada um desses princípios separadamente, porem vale a pena ressaltar que eles devem ser usados em conjunto, pois eles são relacionados entre si. E devem ser aplicados nos projetos gráficos e os projetos de web.
Contraste

Vou dar um exemplo simples, porem de fácil entendimento, imaginem um livro ou uma pagina de um jornal com um texto longo.

E em uma parte do texto aparece uma palavra ou uma frase em negrito, o que te chamaria a atenção? Logico que o texto em negrito!

Agora eu te explico o por que. Porque o negrito esta contrastando com o resto das outras frases do texto. Elas têm pesos diferentes, isso faz com que o que esta em negrito ganhe destaque.

O contraste pode ser feito de varias maneiras, e não só por negrito. Pode ser feito por tamanho, cor, posicionamento, textura e forma.

CRAP Design - Contraste

CRAP Design – Contraste

Nesse print do site o que vemos logo em destaque é de que se refere essa pagina especifica o tamanho e a ela em negrito, da todo o destaque a essa parte do site.
E podemos observar quem não tem nenhuma outra parte do texto com essa diferenciação de peso e tamanho na fonte.
Esse principio serve também para mostrar a hierarquia de importância nos textos, facilitando a leitura dos usuários.

Outra parte do texto onde tem contraste é quando o usuário passa o mouse por cima do menu de navegação. Dando destaque onde o usuário esta.

 

Repetição

O uso de repetições em peças gráficas ou web ajudam a unificar o visual do projeto e trazer consistência. A repetição pode ser feita com tamanho e estilo de fonte, cores, formas e posicionamento.

No exemplo a baixo podemos observar a repetição em alguns aspectos: na forma de colocar as fotos pequenas no layout, o estilo e a fonte usadas nas paginas, a cor.

CRAP Design - Repetição

CRAP Design – Repetição

Sempre quando vamos planejar alguma peça gráfica ou um site, temos que estar sempre atentos para que não tenha uma diferença muito grande entre eles, principalmente com as interfaces dos sites, a pagina inicial tem que ser parecida com as paginas internas, não acontecendo isso temos uma quebra de consistência em relação às paginas.
Alinhamento

O alinhamento é criação de linhas imaginarias que ajudam ao usuário ou leitor a fazer conexões entre os elementos.
O conteúdo inserido em uma interface jamais poderá ser colocado de forma aleatória, Devem sempre ser alinhados, dentro de linhas guias.

CRAP Design - Alinhamento

CRAP Design – Alinhamento

Nesse exemplo podemos ver as tais “linhas Imaginarias” destacadas na cor magenta, nelas podemos ver definido o alinhamento do conteúdo, isso torna o layout mais limpo, organizado e sofisticado.
Um layout alinhado torna a leitura mais fácil e dinâmica.

 

Proximidade

A proximidade serve para mostrar que itens relacionados entre si devem ser agrupados juntos, fazendo parte de uma unidade.
Devemos sempre aproximar elementos relacionados e devemos aumentar a distancia dos outros elementos que não estão relacionados.
Usando isso facilitamos a compreensão e navegação dos usuários, o uso da proximidade ajuda a manter a unidade e ordem do layout.

CRAP Design - Proximidade

CRAP Design – Proximidade

Exemplo de proximidade aplicado nessa parte do site.

Confira outras postagens.


 

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *