Qual a diferença entre imagem Bitmap e imagem vetor


Existe um problema bastante comum quando tentamos enviar um arquivo de imagem a uma gráfica, a perda de resolução da imagem. Assim, geralmente as gráficas solicitam que este arquivo seja enviado em Corel Draw, Illustrator, PDF, entre outros.

Vamos entender um conceito bastante simples, porém extremamente útil quando passamos imagens do meio digital para o impresso.

Existem dois tipos de imagens trabalhadas no meio gráfico: Imagem bitmap e imagem vetor.

Bitmap: São imagens que contém a descrição de cada pixel, O tratamento de imagens deste tipo requer ferramentas especializadas, pois envolvem cálculos muito complexos, como interpolação, álgebra matricial, etc.
Uma imagem Bitmap pode ser em escala de cinza ou colorido.
Ao contrario das imagens vetoriais o Bitmap tem pixels, portanto se uma imagem for alterada a sua dimensão ela pode perder a resolução e a imagem ficar “pixelizada” (perder a resolução).

Existem alguns tipos de imagens bitmaps:

Line-art
São imagens com apenas duas cores, geralmente preto e branco, e elas são assim pois em alguns computadores pode-se usar somente 1 bit (on=preto, off=branco) para poder definir cada pixel.

Grayscale
São imagens com graduações e degradês de vários tons de cinza, preto e branco. No computador o gradiente é formada em uma configuração de 256 linhas.

Multitônica
São imagens que tem graduações de duas ou mais cores. Elas são compostas pela cor preta e por mais uma outra cor direta (normalmente uma cor pantone).

Imagem em Cores
São imagens que são feitas nas escalas cromáticas como RGB e CMYK.

Um exemplo de como funciona:

Imagem Bitmap

Imagem Bitmap

Vetor: É um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens bitmap, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores.
Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição.
Portanto toda imagem vetorial não tem pixel, fazendo com que possa ser aumentada e diminuída sem perder a resolução.
Outra vantagem do vetor é a possibilidade de isolar objetos ou partes do objeto, tratando-as independentemente.
Logotipos de empresas são, muitas vezes, gráficos vetoriais e normalmente trabalhados com quantidade de cores limitadas, embora possam apresentam gradientes e sombreamento para produzir os mais sofisticados elementos.

Um exemplo de como funciona:

Imagem Vetor

Imagem Vetor

Por quê as gráficas então preferem imagens vetoriais?

As gráficas preferem as imagens vetorias porque os vetores podem ser aumentadas e enquadradas em seus padrões de impressão sem ocasionar perda de resolução e impressões de baixa qualidade.

Quando usar Vetor e quando usar Bitmap:

As imagens vetoriais são utilizados em websites, impressões, cinema, televisão, games, etc… e normalmente são o que não chamamos de ‘fotos’.
Por exemplo: logotipos de empresas normalmente são imagens vetoriais, fundos, degradês e outras imagens que não são ‘fotos’.
Em contrapartida o que chamamos de ‘fotos’ geralmente são bitmaps. Usa-se bitmap quando se deseja uma maior profundidade, algo que transmita mais vida e realidades para o usuário/observador. Usamos o Bitmap em muitos dos casos, mas nem por isso o vetor deve ser esquecido, pois muitos ilustradores, com certeza utilizam ferramentas vetoriais para criar suas obras.

Programas para trabalhar com Bitmap:
Photoshop – .psd
CorelPhotopaint – .ctp
CorelPainter – .rif

Programas para trabalhar com Vetores:
Illustrator – .ai
Corel Draw – .cdr
Freehand – .fh

Confira outras postagens.


 

Post Relacionados

2 comentários sobre “Qual a diferença entre imagem Bitmap e imagem vetor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *